Onde devem ficar os melhores pneus? Já digo de bate-pronto: NO EIXO TRASEIRO…
O porque disso?
O eixo traseiro é quem na verdade te “segura numa curva”…pode reparar que o peso do carro se concentra na roda traseira externa à curva….
Tome um picape como exemplo: são sempre inferiores em curvas à sua versão “normal”..seja hatch, seda ou perua….
Pq disso? Há menor massa sobre o eixo traseiro….o peso é ainda mais concentrado à frente e isso ajuda e muito um carro desses a desgarrar mais fácil numa curva….
Enquanto a frente tá lá segurando quase todo o peso do veículo, a traseira está livre e solta..flutuando e quicando ..reduzindo em muito a aderência deste carro.
Justamente numa situação q o peso se transfere pra uma roda q fica quicando …nesse momento q ela perde contato com o solo ela tende a travar….pneu travado é o cmainho mais fácil pra perder o controle…por esta razão o ABS apenas traseiro de série em picapes médios como o rangerem suas versões mais simples….pra evitar a perda de controle
Pra aliviar esta situação é comum ter alguns “paliativos”..como colocar peso na caçamba (um saco de areia de 30k muda muito o comportamento destes carros)…o que muda? Maior contato com o solo….
Vamos pro mundo das pistas….adota-se uma solução bem parecida pros carros “renderem melhor” nas curvas…o aerofólio ou um spoiler….o que ele faz? Cria um efeito muito semelhante ao peso em curvas de alta velocidade…
Justamente pra “grudar mais a traseira” no chão no meio das curvas….
Faça um teste no seu próprio carro….coloque um peso na traseira..e veja como o carro se comporta nas curvas….claro q vc não vai lotar o banco traseiro de gente pq aí vc força os amortecedores a trabalharem comprimidos….
Onde os pneus vão entrar? São o único contato do carro com o solo…Numa curva os pneus traseiros se tornam o principal ponto de apoio da massa do carro…a diferença que um pneu em bom estado fará aqui será bem significativa…principalmente debaixo de chuva…
Vamos observar um pouco as soluções e preocupações das montadoras e do mundo da performance….
Não existe ABS apenas pro eixo dianteiro….mas existe, principalmente em picapes,ABS apenas no eixo traseiro….O sistema predominante é nas 4 rodas…mas encontramos muitos casos de abs apenas traseiro…
Justamente pra evitar a perda de controle num veículo que a traseira tende a se perder sozinha…
Já perceberam q todo carro atual começa a perder a frente 1º? Justamente pq o motorista médio tem maior facilidade em corrigir um carro saindo de frente do q de traseira….faço com q ele sinta a frente saindo pra tomar uma atitude….a traseira nem sempre te permite fazer algo
Corrigir uma traseira saindo (saindo de verdade, nada de pneuzinho cantando forte) é um trabalho …pode ser divertido pra alguns, mas é bem + trabalhoso do q corrigir a frente…então..nivela-se por baixo….
Vamos pensar um pouco nos super-esportivos….ferraris…..porshes…maserattis & cia…
Pegue a ficha técnica destes brinquedinho s e perceba que os pneus traseiros quase sempre são maiores (em aro e em largura) do que os dianteiros…..por 2 razões….1 é simples: um carro desses tem q engolir curvas…o outro é que um monstro desses tem força de sobra pra transmitir pro chão…
Ah..mas eles são veículos de tração traseira….então….porque nenhum carro, moto ou qualquer josta motorizada no mundo não sai de fábrica com pneus mais largos no eixo dianteiro?
Faça um teste você mesmo:
Num estacionamento ou terreno vazio….venha em baixa velocidade, vie o volante de uma vez e pise com tudo nos freios….observa como seu carro se comporta..
Agora….torne a fazer o mesmo, só que desta vez apenas puxe o freio de mão com tudo (sem passageiros na traseira senão o freio de mão não trava as rodas)…vc verá como o carro sai do seu controle bom muito mais facilidade…
Em frenagens os freios dianteiros são responsável pela maior parte do esforço de frenagem ……mas de que adianta isso se vc perde o eixo traseiro numa frenagem no meio de uma curva (como quando vc puxou o freio de mão com as rodas virada)?
VC não só não pára, como sai da pista…
Ah…mas se um pneu estourar na estrada? As montadoras já pensaram nisso antes….dos nossos 0km, exceto a kombi e o uno, TODOS tem uma solução chamada raio negativo de rolagem….que katzu é isso? Simples…se um pneu teu estourar, vc segura o carro em linha reta até conseguir parar sem fazer um esforço absurdo …tudo q vc tem q fazer é segurar firme o volante….
Se um pneu seu estourar na traseira…..vc não tem muito o que fazer….seu carro não seguirá reto …..ele vai pra onde achar melhor naquele momento….normalmente roda ou até capota…..
Teve um vídeo interessante da auto motor que era justamente esta questão…
Na pista de provas da pirelli mostravam as diferenças de um jogo de pneus gasto X um novo entre os eixos….o carro em questão eram um BMW 328 sendo exigido sob chuva nas curvas…
Com os pneus gastos na traseira, ele perdia a aderência (rodava) muito mais cedo e em menor velocidade do que quando os mesmos pneus gastos estavam no eixo dianteiro…
Na edição seguinte…choveram cartas contestando a matéria….diziam que o teste só considerava a aderência em curvas e não se consideravam as frenagens…
Novamente o 328 foi pras pistas…..desta vez com frenagens na pista molhada….o resultado…o mesmo….
O passo seguinte foi contestarem a validade do mesmo pra veículos de tração dianteira, afinal os BMW são tração traseira…
O 328 volta a pisca junto com um vectra GLS….o resultado….o mesmo com o vectra perdendo a traseira com incrível facilidade quando usava os pneus gastos na traseira, se comparado ao 328…justamente pela questão da distribuição de peso concentrada à frente (enquanto um 328 fica próximo dos 50% pra cada eixo)
Desta vez não teve mais contestações dos “telespectadores”..
Mande um email pro SAC dos fabricantes..pirelli….goodyear…firestone..michelin….
Veja se eles não dirão exatamente o mesmo…..
A pirelli tem uma linha voltada pra alta performance de verdade…os Pzero e nesta linha existe o chamado Pzero system…
2 modelos diferentes pra cada eixo….
O direzionale pro eixo dianteiro….observe no site as características do pneu…sempre voltadas à precisão direcional (apontar pra curva)…
Agora observe as características do assimétrico, destinado ao eixo traseiro..drenagem de água…..reforço da carcaça lateral para ganhar em agarre nas curvas..sempre a preocupação em escoar água e grudar nas curvas…..
Mande um email pra qualquer destes fabricante e confirme onde devem ficar os melhores pneus…..
Se vc preferir ficar com a versão dos borracheiros e montadores de pneus, aproveite e pergunte pra eles pq tem uma pinta amarela na lateral do pneu novo…….
É claro q não quero que ninguém tenha pneus carecas na frente e um par novinho em folha na traseira…..o ideal e que vc tenha 4pneus em condições o mais próximos possíveis……mas como nem sempre isso é possível, tenha os melhores pneus no eixo traseiro….
Ah..mas nem todo mundo anda forte…tem gente q anda sempre de boa …..o ganho q esta pessoa terá será “menos sensível” quando comparado a alguém q extrai muito mais do carro….mas isso não muda o fato de q ele terá maior segurança em curvas e sob chuva…
Artigo escrito por: Alexandre Marchetti

21 comentários
Thiago Albertodisse:
February 19, 2008 em 11:42 am (UTC -3)
Cara tem certeza, q o melhor local para os pneus bons é na traseira…acho q não hein…rsrs…
Bom, dxa eu explicar pq…
Tenho um Palio 1.6 16V… ele está modificado, e no casos das rodas e pneus eu utilizo Rodas aro 15″ e Pneus 190/60/15 na Traseira e 190/50/15 na Dianteira q coloquei este final de semana 16/02, antes disso eu usava os mesmos 190/50/15 na Dianteira e 190/45/15 na traseira Perfil super baixo…o carro palarecia q estava empinado..rsrsrs
Dica: Qm puder coloque pneus Maiores na traseira e deixe os menores na Dianteira…devido o carro ser tração dianteira vc vai ver como a arrancada dele fica mais ágil…
Então voltando ao assunto: tinha os melhores pneus na Traseira e sentia a frente trepidar muito a ponto de não sentir confiança na direção do carro na hora de pisar fundo…essa história mudou depois q coloquei os melhores na dianteira…até mesmo pelo fato do carro ser Tração dianteira é lógico que os melhors pneus tem q ficar na frente, outro ponto importante, meu Palio só tem Freio a disco na dianteira ! logo se o seu Palio tbm tiver só freio a disco na dianteira…preciso dizer onde vai ficar seus melhores pneus…rsrsrs…
O bom mesmo é ter os 4 pneus bons..rsrs…mas se não tiver, ainda acho melhor colocar os melhorzinhos na frente…
Sou fascinado pelo meu carro…é uma paixão imensa…e tbm gosto pra caramba quando vejo outro cara q tem o mesmo amor pelo seu carro q eu tenho pelo meu…seja la qual for o carro dele…
Quando for ter encontro…não deixem de me convidar…
té+
Thiago Alberto Filosofia de vida “Tunning ao Extremo…”
thialbert@yahoo.com.br
94697513
luisdisse:
May 24, 2008 em 7:01 pm (UTC -3)
Sr Thiago Alberto: O seu palio tem obviamente potencia a mais para a motricidade! Ou seja é potencia a mais para o chassis e suspensão de um pálio. Dai que se queixa de trepidação e perdas de controle de frente. De qualquer das formas duvido que, desde que não acelere a fundo…tenha tido problemas de controle. Ainda para mais o palio é um carro familiar com um comportamnto totalmente subvirador, ou seja tem afinações para não fugir quase nada de traseira….dai que parece faltar mais tração e aderencia à frente, mas faça o teste que vem neste bom artigo e verá que se perder controlo de traseria com um carro cm o seu e pneus velhos ou maus, duvido que volte a agarrar o carro….. Aconselhava era a meter os pneus da medida maior nos 2 eixos.
Quanto à arrancada, claro que qt menor for o pneu, menor é a massa suspensa e atrito, logo menos burros para puxar e melhor performance, mas pior comportamento.
Com uma suspensão mais rigida tb pode ser que resolva o seu problemade tarcção.
Cumps
maurodisse:
October 19, 2008 em 10:10 pm (UTC -3)
Se o carro dá sinal que sairá de traseira, eu reduzo uma marcha, acelero com força na curva, ganho estabilidade, pois o carro abaixa e a roda dianteira traciona a frente para o centro da curva, recuperando a estabilidade, portanto EU preciso de pneus bons na dianteira, além de evitar de o carro perder a dianteira, o que seria mais complicado de se contornar…. a traseira dá pra controlar a frente não!
KLEBERdisse:
November 18, 2008 em 7:50 am (UTC -3)
Discordo do comentário acima, A traseira não tem como vc controlar ao sair numa curva, a frente tem e é muito, mais muito mais fácil controlar a frente do que as rodas traseiras.
NUMA CURVA À DIREITA, A TRASEIRA TENDE A SAIR PARA ESQUERDA, PARA ISSO PRECISA FAZER UMA MANOBRA ARRISCADA QUE É JOGAR A DIREÇÃO TB PARA A ESQUERDA A FIM DE ALINHAR O CARRO TODO E AÍ VIR COM TODO MUNDO ( O CARRO INTEIRO ) DE UMA MANEIRA MAIS CONTROLADA PARA A DIREITA. PNEU MELHOR NA FRENTE, SÓ SE FOSSE PARA FAZER MANOBRAS RÁPIDAS E AINDA ASSIM SERIA ARRISCADO, PORQUE E TRAZENDO O CARRO PRA UM LADO DE MANEIRA RÁPIDA COM A DIANTEIRA NOVA, A TRASEIRA COM OS PNEUS RUINS VAI SE DESGARRAR E BATER NO OBSTÁCULO. EXPERIMENTA BATER NA PARTE DA FRENTE DE UM CARRO NA ESTRADA!! ELE APENAS VAI PARA O LADO MAIS NÃO RODA, AGORA BATE NA PARTE DE TRAS DO CARRO!!!!! LEMBRA DOS VÍDEOS MAIS INCRÍVEIS DO MUNDO!!!!! A POLÍCIA AMERICANA SEMPRE BATE NA LATERAL TRASEIRA PARA FAZER O CARRO RODAR E NUNCA NA FRENTE … POIS O CARRA TEM COMO CONSERTAR ….. O MELHOR PNEU PONTANTO FICA NA TRASEIRA ONDE VC NÃO TEM VOLANTE PARA SEGURAR O CARRO.
Marcelo Nascimentodisse:
December 4, 2008 em 4:17 pm (UTC -3)
No meio do artigo, você contesta o início quando diz que “Justamente pq o motorista médio tem maior facilidade em corrigir um carro saindo de frente do q de traseira”. Assim, “Onde devem ficar os melhores pneus?” DEPENDE se você é um motorista médio ou sabe o que está fazendo.
) e sairia de frente até sair da pista.
Pessoalmente eu prefiro que a traseira saia que a frente. Se você sente bem o carro e corrige logo que começa a sair, sem problemas, não precisa nem tirar o pé ou pisar mais como sugeriu (corretamente) o Mauro. Basta esterçar o volante e manter a aceleração. E, normalmente essas correções são muito rápidas, não dá tempo nem de sair da trajetória. Se saiu demais e chegou a rodar, é porque as condições da pista estão muito ruins (ou você está rápido demais
Curiosidade: Você coloca o pneu bom atrás em um carro que já é projetado para sair de frente. Assim, você fica com um pneu que não segura direito justamente no eixo que é projetado para sair. Você acha isso correto?
Diegodisse:
December 25, 2008 em 9:05 pm (UTC -3)
simples
pneu melhor atraiz oferece mais segurança nas curvas
pneu melhor na frente tem mais segurança nas frenagens,
o unico problema eh ke o desgaste de pneu ocorre na frente!
;D
kleberdisse:
January 6, 2009 em 1:57 pm (UTC -3)
FIZ CURSO DE DIREÇÃO SEGURA DA PORTO PELA EQUIPE DE PILOTAGEM ROBERTO MANZINE, E ELES ME ALERTARAM A SEMPRE MANTER OS PNEUS BONS NA TRASEIRA, EM UMA FRENAGEM, MESMO EM PISO MOLHADO, NÃO IMPORTARIA O PNEU ESTAR NOVO OU VELHO, E ELES DISSERAM AINDA MAIS, O PNEU VELHO NA FRENTE NA HORA DE PARAR SEGURA MUITO MAIS DO QUE UM PNEU NOVO QUE TEM MENAS ÁREA DE CONTATO COM O SOLO, CONFIRMEI ISSA INFORMAÇÃO NO SITE DA MICHELLIM, PIRRELI, GOODYEAR E FIRESTONE. TODOS OS SITES INFORMAM A MESMA COISA, O MELHOR PNEUS DEVE FICAR NA TRASEIRA, CONFIRME VOCÊ MESMO, ENTRE EM UM DESSES SITES E VÁ EM PERGUNTAS MAIS FREQUENTES… VC VERÁ……
Dududisse:
April 24, 2009 em 9:11 am (UTC -3)
Esse artigo é de uma irresponsabilidade tremenda. Sem mais comentários.
marcelo munhozdisse:
May 27, 2009 em 11:02 am (UTC -3)
tenho um perua palio 2002 com 95000km quando eu dou a primeira partida de manha ela faz um barulho metalico tipo rajando oque pode ser
Gabriel Vicentedisse:
July 27, 2009 em 7:08 pm (UTC -3)
Pelo amor de Deus! Os pneus melhores sempre na frente! melhor tração melhor frenagem melhor nas curvas! melhor tudo!
Maurício Bicudodisse:
August 12, 2009 em 3:21 pm (UTC -3)
Alexandre, gostaria de saber qual seria a melhor opção para trocar os pneus do meu carro (Pálio Celebration 2006/2007, 1.0, Fire/Flex). Obrigado. Muito bom seu artigo.
Maurício
GilmarBHdisse:
September 29, 2009 em 9:20 pm (UTC -3)
Pneus novos sempre atrás pessoal, o artigo foi muito bem colocado, os que não souberem por favor pesquisem antes de postar. Seque link da Michelin para quem quer tirar dúvidas, e aliás, quando tiver dúvidas, muito cuidados com sites de perguntas e respostas, sempre procure uma fonte mais segura e confiável.
http://www.michelin.pt/pt/auto/auto_cons_bib_pqr_neuf.jsp
FRANCISCOdisse:
October 2, 2009 em 9:42 am (UTC -3)
TENHO UM PALIO,ANO 2005 QUE QUEBROU A BOMBA D ÁGURA´.É NORMAL O CARRO COM 46.500KM RODADOS OCORRER ISSO?
kleberdisse:
October 17, 2009 em 7:09 pm (UTC -3)
Em relação as curvas em alta velocidade, até concordo em estar com os melhores pneus na traseira, agora em relação a frenagem, se os pneus estiverem gastos na frente, sem chance, vc patina mesmo. Isso com o piso seco ou molhado, é indiscutível
Shiodisse:
October 20, 2009 em 12:32 pm (UTC -3)
Agora o que não dá pra discutir é a ignorância, questionar sem ao menos pesquisar, isso sim é indiscutivel…
Luccasdisse:
December 8, 2009 em 10:31 am (UTC -3)
Discordo.
Em chuva.. qual pneu que abre caminho ou corre risco de aquaplanar?
Pode perguntar para qualquer piloto, ou motorista experiente, se vc perder a traseira do carro é possivel recuperar, mas se em uma curva perder a dianteira, o que acontece? Com certeza não recupera..
A comparação com superesportivos não é valida, por nao ser mesma tração nem mesma potência. os carros comuns tem pneus menores para diminuir o atrito e facilitar em arrancadas e velocidade, tanto que se colocar um pneu 18 em um palio 1.0 voce mau cosnegue tirar ele do lugar.
Nas frenagens.. tanto em carro quanto em moto é realizada nos pneus dianteiros, os traseiros apenas estabilizam e auxiliam a frenagem.
Em superesportivos, não existe rodzio de pneus devido a estas caracteristicas, pois as atividades dos carros ocorrem nas 4 rodas, tanto que é muito necessario um controle de tração.
Em carros pupulares ou comuns, não há estas necessidade assim podemos realizar rodizios mantendo sempre os pneus dianteiros melhores, para caso de subidas (senãovc fica patinando e o pneu traseiro nao ajuda em nada) em descidas para frenagens, na reta para desempenho e na chuva para segurança.
E naó podemos esquecer a diferença de uma capotagem quando ocorre de um pneu dianteiro estourar contra a de um traseiro.. Quando alguem falar em procurar noticias antes de comentar.. procure sobre acidentes!
Assim, discordo da noticia e acho um tanto quanto perigosa sua publicação.
(Um caso pessoal, tenho um V8, com motor na dianteira e tração traseira. ele sempre patina quando ocorre arrancada, ele sai de traseira e depois de 5m se alinha e continua reto pois os pneus dianteiros mantem ele. E com o peso de um motor de V8 5.3L na frente, os penus dianteiros comem em mesma proporção aos traseiros, assim nunca pude nem quero fazer um rodizio de pneus nele… já em meu palio só mantenho penus novos na dianteira e nunca tive problemas..)
Abraços.
Fabiodisse:
August 5, 2010 em 9:54 am (UTC -3)
Ao meu ponto de vista, o Importante é sempre ter os pneus traseiro em perfeito estado e tambem alinhado e balanciado.
A suspensão traseira é responsavel por boa parte da aderencia do veiculo.
Vamos analisar… quando o carro “Roda” qual a primeira parte que sai?
a traseira certo?
Com os pneus em bom estado isso diminui e muito as chances de ocorrer…
A nao ser que o Condutor seja tambem um Piloto de Arrancada… que ja é outra historia…
fabianadisse:
August 26, 2010 em 10:49 am (UTC -3)
ola vc pode me ajudar com a ficha tecnica dos pneus 165/70/13? onde encontro esses dados ?como pesquisar e quais sites?
preciso muito .obrigada
agradeço e aguardo respostas.
salomaodisse:
August 27, 2011 em 4:17 pm (UTC -3)
tenho um palio 1.6 16v 2001 completo , troquei as rodas e pneus originais.
coloquei rodas e pneus 195/50/15. gostaria de saber pq, meu carro
quando está a 130 km/h pra mais, fica com a dianteira meia boba.
sem estabilidade, suspensao toda revisada, direçao hidraulica 100%
o q tenho q mudar para melhorar essa estabilidade?
aguardo resposta.
wesleydisse:
September 6, 2011 em 12:09 pm (UTC -3)
Meu ponto de vista ….. fazer sempre rodizio a cada 5.000km ,sempre verificando ,caster,alinhamento e balanciamento suspençao etc. e quando chegar na marca de segurança. trocar.(ate evita essa discuçao novo atras e velho na frente) .fica uma dica existem carros que foram projetado para andar 100km e nao a 130km.por isso que a frente fica leve.exprementa um bmw ou um audi ate 170 km vc sempre tera o carro na mao.(mas os pneus tem que estar bons.)
eduardo d. fusodisse:
November 23, 2011 em 4:34 pm (UTC -3)
gostaria de saber qual melhor oleo para o palio fire 2002
km; 032521.