«

»

Jun
17

Tudo sobre LAMPADAS DE FAROL

Que lâmpada é boa pra isso ou praquilo? Pq tal Lãmpada pode e outra não? Pq a cor dessa é assim e a outra assado?

Direto rola estas perguntas nos fóruns e eu tô sempre m metendo pra informar…
Acho q nada melhor q um único texto pra ir tirando dúvidas da galera…

Bem..1o acho q é preciso explicar um pouco de como q funciona um farol…
Basicamente o filamento da lãmpada se acende, é jogada pra trás por um difusor e o refletor do farol se encarrega de jogar a luz lá na frente…
Em alguns casos este difusor não é necessário..só o refletor se encarrega de jogar a luz lá na frente…

Nos refletores convencionais a luz vai sem direção..como uma daquelas lanternas de mão…a lente do vidro desvia o foco através das ranhuras e joga luz onde tem q jogar…
No superfície complexa (aqueles faróis de lente transparente) o refletor consegue fazer esse papel…nesse caso a lente nã precisa dos riscos.
No superelipsoidal o processo é o memso, mas o refletor é formado por cones q no final da brinadeira funcionam melhor…este tipo de refletor tem uma lente oval na frente…alguns chama de “olho de boi”…
Só tome cuidado q tem alguns de marca paralela q funciona igualzinho o convencional…deixa-se q a lente distribua o facho.

Qto menos desvios eu tiver no facho de luz (o copinho q desvia, o risco da lente q redireciona), maiores serão as perdas quanto a iluminação…
Por isso os faróis de superfície complexa são superiores aos “normais”.

Bem…entendendo como cada refletor funcion, vamos pras lâmpadas.

De cara acho importante dizer o q nossa legislação (e a de EUR,USA e JAP) dizem: 692/88

potência máxima da lâmpada 60W para sistemas elétricos de 12v
Cor: branca ou amarela

E daí? daqui a pouco vamos chegar no pq disso…

Consumo da lâmpada

Após os 60W uma lâmpada halógena de filamento ultrapassa se rendimento “ótimo”…quer dizer q ela vai exigir muito de consumo pra em troca trazer algo muito pequeno …e aí vai entrar o principal efeito colateral, q é a razão de sua proibição: o filamento esquenta muito e este calor irradia.
Calor em excesso dentro do refletor faz ocm q este se dilate mais q o “programado”…

Outro efeito farol perde capacidade de reflexão após determinadas horas de uso….graças à ação do calor..vc simplesmente acelera isso em muito com uma lâmpada de 100w

com isso, ele não atende mais o projeto original ( e não é papo) e projeta o facho de luz pra um lugar diferente do q devia……o resultado..ofuscar….
Num refletor convencional, esse efeito é minimizado ou até memso contido pela lente estriada….

Já num superfície complexa, vc não tem esta vantagem….

Ah..problema dos outros…eu quero enchergar legal…SERÁ q vc está tão bem quanto acredita? Eu sempre digo q não..e em outubro/03 publicaram um teste q mostra isso…
Uma lâmpada de 100w ALÈM de ATRAPALHAR O FOCO tem um probleminha de rendimento….
consome 80% mais energia e obtém uma capacidade de emissão (lúmens) em torno de 30% a mais…pena q não vai pra onde deve…

O calor excessivo ainda gera alguns probleminhas ..o q vc lê nos fóruns sobre conectores e chaves q queimaram com o uso de 100w

A phillips foi a pioneira da lâmpadas q se convencionou chamar de plasma….mas este nome é totalmente inadequado…
Estas lâmpadas (phillips blue vision, osram cool blue e GE super blue) são lâmpadas de filamento q trabalham com a “potência normal”. Sua vantagem é a refrigeração do filamento…enquanto a normal usa basicamente o halogênio, estas lâmpadas usam uma “mistura” de gases nobres q consegue fazer melhor a função de resfriamento da resistência..

Com isso, ela pode “esquentar mais” e com isso atingir maior emissão de lúmens…e outra vantagem: o calor irradiado pra fora da lâmpada não é maior..logo o refletor não sofrerá stress adicional…

O resultado disso é q no caso de uma lâmpada H7 uma normal gera em torno de 1100 lúmens. Uma 100w gera até 1500 lúmens e as “plasma” geram na casa de 1900 lúmens…

Quanto maior a emissão de lúmens, maior sua capacidade de iluminação e a percepção de objetos à frente…ou seja: percebo mais rápido que tem algo na minha frente….

Bem..então com esses números em mãos dá pra sacar q a 100w é melhor q a normal? NÂO……a dilatação “errada do refletor” não só mata esta vantagem como torna-a uma desvantagem…
Um teste padrão mede qto é emitido de luz em 3 pontos…e uma 100W H4 bem famosa ficou BEM atrás de uma comum em 2 dessas medições. NA 3a conseguiu 5% a mais.
E colocou luz de mais onde não devia superando o q se considera aceitável qto a ofuscar outros motoristas…..

A COR da lâmpada.

Qto maior a temperatura de cor q o filamento atingir, vc consegue uma luz mais “limpa”…
A luz migra de tons amarelado para o branco e do branco migra para tons próximos ao prateado….NÃO HÁ LUZ AZUL na natureza

QTO MAIOR a temperatura de cor, mais NITIDEZ vc terá da imagem…ou seja, saberá distinguir mais rápido o que é aquela coisa na tua frente….a concentração necessária para distinguir o q é aquela coisa na tua frente será menor..logo o cansaço visual será menor…
Após horas dirigindo isso é uma benção….o motorista terá um cansaço menor

E pq se fala tanto de azul? e que vantagens tem o branco, o amarelo.

A vantagem do amarelo é a menor reflexão por água, seja lá qual o estado..chuva, neblina ou neve.
Mas exige maior concentração q no caso da luz branca…

E a luz azul nisso tudo? Simplesmente ela exige maior concentração do q a amarela…ou seja..o cansaço visual será maior….
MAs como o azul gera um senhor contraste com a iluminação natural, fica bonito e chama a atenção de todo mundo..

Ah..mas e o xenon? OLHE para um farol superelipsoidal, como dos marea, astra após 03 e muitos audi e mercedes.
Quando vc olha pra este faróis vê uma luz azulada, graças a um efeito do refletor..

AGORA olhe pra onde o farol deste carro aponta..a luz é BRANCA à frente daquela mercedes com xenônio..e amarela na frente de um marea ou astra (ma num tom bem mais claro q de um farol normal)…
Os faróis de xenon emitem luz branca….estariam audi, mercdes, BMW erradas em emitir luz branca?

Só a título de comparação , uma lâmpada de xenônio pode chegar a até 8000 lúmens…e a temperatura de cor ficar em 4000 K…

O QUE É MAIS IMPORTANTE NA ESCOLHA DE UMA LÂMPADA È QUANTOS LÙMENS ELA EMITE.
SÓ ENTÂO SE PREOCUPE COM A TEMPERATURA DE COR (KELVINS)

Então se não há luz azul, como q tais lâmpadas são azuis?

Simples….”trata-se” o bulbo da lâmpada…o vidro tratado modifica a cor da luz….

Há lâmpadas ainda mais grosseiras qsimplesmente pinta-se a lãmpada ou coloca-se uma “capa” azulada…
Nesses 2 últimos casos, vc ainda prejudica a iluminação, afinal colocou um “filtro” na frente da lâmpada…..mais uma camada física para o feixe de luz atravessar…

Assim como existem lâmpadas azuis, existem rosa, púrpura e verde….

Daí os kits de adaptação de xenon com 9000K e cor púrpura..mas vc não encontra informação de quantos lúmens este kit emite…

Como se pode ver, há uma razão técnica para lâmpadas de 100 ou 75W serem proibidas, assim como uma razão para não se usarem luzes coloridas…e isso não é exclusividade de nossa legislação

81 comentários

  1. brunodisse:

    Bom dia galera tenho palio 09/10 bati, tive que trocar farol coloquei parelelo ficou diferente! foi o serviço ou a peça que tem medida diferente? vlw

  2. rodalfedisse:

    boa noite galera eu coloquei um par de farois e setas tunning da rcd ainda dei a sorte de achar o farol com a lente de vidro,e pra completar coloquei um par de lampadas diamond vision da philips e vou te falar ficou show clareia muito,devia manda as fotos pra fiat ver o que é um farol de verdade não aquelas merdas que vem no palio g1 só deu uma melhorada o bi parabola.ja na traseira coloquei tambem um par de lanternascristal tunning rcd pra acompanhar atraseira ficou meio parecida com o g2 mais ficou com um visual moderno show.se alguem vai fazer isso tambem fica a dica podem abusar do cilicone e resina plastica pra vedar cetas e farois e se preciso as lanternas tambem pois nisso a rcd cagou.se vc deixar vira um aquario.abraçs a todos

  3. emersondisse:

    Estou com problema com um palio. A luz de placa não quer acender. Meu colega comprou e só uma luz da placa funcionava ao fazer um repara na que não estava funcionando a outra tambem se apagou, ficando assim as duas luz da placa sem acender. O que fazer?

  4. robertodisse:

    quero melhorar o farol do meu siena 2008 na luz baixa é uma mer….. kkk
    um eletrecista me ofereceu 2 opsoes , a da philips e a osram eu acho que seria as unicas que dariam certo .

  5. romulodisse:

    Ola, bem pelo que li sobre lampadas, voce ensinou que lampadas acima de 50w prejudica tanto o carro e que vem a sua frente, então concluir o que, se quer ver melhor ponhe uma lente de aumento em cada farol, assim não estara prejudicando o funcionamento do carro e nem deixando ninguem cego.

  6. Daniel Ramosdisse:

    Preciso de uma ajuda,
    eu tenho um palio ano 2000, modelo EX MPI 1.0 2p, até agora estou perdido na troca das lampadas frontais, preciso do jogo completo, ou seja, 2 de cada lado, eu não sei se é H3 e H7, ou se é somente H4, estou perdido, pois cada manual que eu vejo é uma informação diferente….assim fica dificil descobrir…rsrs.

  7. Rafael Salvadordisse:

    olá, tenho um palio 2007 ele esta fazendo um barulho na parte de traz que não sei o que é começou depois que abaixei o banco traseiro o que pode ser?

  8. LAUROdisse:

    boa tarde!! já ví aquí em bh/mg várias pálio weekend com os refletores ou ( olho de gato) que fica abaixo das lanternas traseiras ascesas junto aos faroletes. eu gostaria de fazer o mesmo. porêm os eletricistas estão em dúvida de como fazê-lo. apenas um soquete com lãmpadas não seria suficiente? ou precisaria de um circuito interno completo? minha pálio weekend é 2007. obrigado….

  9. Douglas Willian da Silvadisse:

    Boa Tarde!

    Eu tenho um Palio Fire Economy 2010 eu estou com as lâmpadas de farol convencionais de fábrica, quero mudar colocar uma diamond vision ou cristal vision…qual seria a melhor para eu colocar no meu carro?? e qual H que é a lâmpada do meu carro?

    Aguardo resposta

    Obrigado

    Douglas

  10. Overathdisse:

    Boa tarde pessoal!
    Tenho um palio 2010elx e o farol de milha queimou a lampada gostaria de trocar tem alguma lampada melhor que a original sem ter que colocar relê ?

  11. carlos eduardodisse:

    posso colocar a H4 super branca no meu palio 98.

  12. jonathandisse:

    ola amigos to com um problema coloquei um par de farol com lampada mas na alta clareia em forma de circulo

  13. Micael Munhozdisse:

    Bom dia

    Tenho um palio 97 e a luzes do faróis estão invertida.
    quando ligo a luz baixa, o farol direito fica com a luz baixa e o farol esquerdo fica com a luz alta. e se eu ligar a luz alta, acontece o inverso, o farol direito fica com luz alta e o esquerdo fica com baixa.

    como faço para ajeitar isso?

    me ajudem por favor!

  14. Leandrodisse:

    E ai galera do Clube Palio!
    Primeiramente, parabens pelo site, muito bacana mesmo ..
    Seguinte, tenho um palio 08/09 com farois de milha… gostaria de saber qual o melhor xenon pra usar nele? No caso dos farois de milha .. colocar xenon neles tbm ou outro tipo de lampadas?

    Abçs!

  15. alexandredisse:

    olá pessoal, gostaria de sabe o tamanho da lâmpada de teto (em milimetros) da palio fire 2001 EX, pois estou com dificuldades de comprá-la na internet por nao saber o tamanho. Desde já OBG.

  16. Odilon Mellodisse:

    Olá pessoal: Tenho um Corolla 2004, cuja lâmpada da lanterna traseira esquerda,esquenta e queima com frequência. Aquela de duplo filamento (lanterna/freio). Qual poderia ser a causa?
    Gratos.

  17. marcelodisse:

    oi,quero saber qual xenon h q posso por no farol de neblina do meu carro palio g4 2007?aguardo resposta.vlw

  18. heliodisse:

    ola pessoal,gostaria de saber porque a luz da placa nao acende,ja tirei fora testei as lampadas nao estao queimadas,mexi nos fuziveis e nada de acender.as lanternas estao normais.se puderem me ajudar desde ja agradeço boa noite.

  19. ruiterdisse:

    Oie,tenho um palio 2012,coloquei as lampadas h7 e ficou pedindo para verificar luzes de posição,oque seria isso.

  20. marcelo vieira da silvadisse:

    olá tenho um palio 2007, e gostaria de colocar farol de milha, xenon de 6000k lampada tenho que comprar fica legal…….valeuuu

  21. marcelodisse:

    olá tenho um palio 2007, e gostaria de colocar farol de milha, xenon de 6000k qual o modelo de lampada tenho que comprar…H4 …..r fica legal…….valeuuu

  22. lucianodisse:

    ola tem uma pailo awdev 2002 gostaria de traca as luz de lanternas normais pra led ai descubri que a lanterna e de 2 poli pq ?se sao todas imdependente .so que acende um poli com lanpada normal e com o led acende os 2 poli oque devo faz?

  23. João Victordisse:

    Boa noite para vcs. Primeira mente gostei do seu saite achei muito legal. Gostaria de bota um xenon super branca philips ficaria masssa ? Meu carro e um palio ELX 2001 deve ser G3 né.e nos faros de milhas também ? Ficaria massa ou boto outro tipo?

  24. JOÃOdisse:

    Palio Fire ELX 1.3 16V 2002 – COMO TROCAR A LAMPADA DO FAROL DE MILHA. É preciso tirar o parachoque ?

    Grato

  25. william lannesdisse:

    Preciso fazer a troca da lâmpada do farol auxiliar do palio weekend 1.4 2007. Qual a melhor forma de fazer? Obrigado!

  26. Diego deAlmeida Santosdisse:

    Boa noite.
    Bem li muito sobre faróis e mesmo assim muita coisa nos deixa em dúvidas. inclusive neste post. Fica claro que não devemos utilizar as lâmpadas de 75w e 100w, mas entre tantas marcas e modelos, qual utilizar? Esta é a maior dúvida do pessoal.
    Tenho essa dúvida também, tenho um Palio 97 mpi 1.5, no qual o farol é ruim. Cheguei a colocar xênon, ficou bom demais, porém conseguia perceber que eu atrapalhava demias os motoristas que ficavam a minha frente ( bom que na dutra todo mundo já saia da frente sem ter que colocar a seta do lado esquerdo rsrsrsrs brincadeira a parte), depois de quase dois anos de utilização resolvi retirar o xênon, coloquei uma lâmpada da Philips super brana, porém não consegui me acostumar depois de tanto tempo de utilização do xênon e na chuva era péssimo a iluminação, então resolvi comprar uma lâmpadas normal halógena (luz amarela). A iluminação é ruim e parece sem foco, gostaria de saber se parte é da lâmpada, se é o farol de deve ser paralelo ou se são ambos. Já levei em alguns eletricistas para regular e não senti diferença nenhuma.
    o que posso fazer?

  27. emanuel oliveiradisse:

    boa tarde coloquei hoje farol de milha no meu gol trend g4
    super branco 55w porem ta esquentando de mais chegando ate ficar com cheiro de queimado ? tipo coisa de 3 minutos ja ta muito quente o farol de milha vem informando que aguenta ate 55w oque pode ser sabendo que a ligação estar tudo ok

  28. gilsondisse:

    Ola! Tenho um Siena 2009 hlx E queria colar xénon mais não sei qual e as lampada que devo usar.

  29. Robertodisse:

    Gostaria de saber como faço para retirar a lâmpada do soquete do farol auxiliar do meu Palio 500 anos.

  30. Rafaeldisse:

    Ola! Como estão? Eu preciso trocar meu para choque dianteiro, porém o valor do original usado no ferro velho está mais que o dobro do novo paralelo, gostaria de saber se é verdade ou lenda que os para choques paralelos tem os encaixes diferentes e se o alinhamento com o paralama fica ruim?
    Obrigado!

  31. adeiltondisse:

    qual lampada é a do palio 2010

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.